terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bairros de Manaus #6: Adrianópolis

Bom dia!!!

Hoje damos continuidade à série Bairros de Manaus com um dos bairros mais desejados para se morar: o Adrianópolis. Ele é considerado uma das áreas nobres da cidade, e lá estão concentrados boa parte dos novos e luxuosos empreendimentos imobiliários da capital. O bairro possui boa infraestrutura, arborização, muitas opções de comércio se serviços. Lá também está o até agora maior shopping da cidade, o Manauara.

Manauara Shopping


Adrianópolis é um bairro da zona centro-sul de Manaus. Seu nome era vila municipal, por suas origens relacionadas à pequenas vilas. Adrianópolis recebeu seu atual nome somente na década de 1920, originário do renomado médico Adriano Jorge, que possuía residência fixa na área desse bairro.


Surgiu a partir de vilas construídas por operários que trabalhavam no Centro da cidade. Possuía uma área extremamente verde e arborizada pelo conjunto de sítios e chácaras. Área nobre da cidade, surgiu no início do século passado, tendo como habitantes a classe média alta da época.
O bairro traz em sua lembranças a velha estação de bondes, onde hoje é a Praça Nossa Senhora de Nazaré, o Instituto Batista Ida Nelson, onde antes funcionara uma estação de rádio americana.


Praça NSra. Nazaré

Vista noturna do Adrianópolis

É possível voltar ao tempo das antigas chácaras, ao trafegar pela Rua Recife, sua principal avenida de acesso e observar às imensas castanheiras e árvores frutíferas que ainda existem no bairro. Porém, grande parte dessa área verde deu lugar ao maior shopping center da cidade de Manaus: o Manauara Shopping, inaugurado em 2008. O bairro atualmente encontra-se em proceso de verticalização, com a construção de grandes edifícios destinados ao setor hoteleiro e a condomínios de alto padrão.
No bairro existem também o clube de esporte Nacional, onde funciona sua sede e um clube tradicional, o Castelinho, casa de arquitetura peculiar, a Praça Chile e suas árvores centenárias, entre outras belezas que o bairro fornece.

Dados do bairro
  • População: 10.507 moradores (estimativa).



Nenhum comentário:

Postar um comentário