quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Polo Industrial de Manaus atrai empresas do ramo imobiliário


Exemplo de um modelo sustentável, o Polo Industrial de Manaus foi criado para alavancar a atividade econômica do estado. Com a criação da Zona Franca de Manaus, esse modelo novo trouxe uma nova perspectiva para o desenvolvimento.

 

 

De acordo com consultor imobiliário Isaac Benarrós, o modelo amazonense possui mais de 500 indústrias, o que contribui para a existência de um modelo diferenciado.“O segmento de imóveis residenciais teve seu crescimento em função do número de indústria. O investimentos na indústria fizeram com que a economia amazonense crescesse muito nos últimos anos. Isso aumentou a renda. Há um bom mercado consumidor de imóveis na cidade”, diz o diretor.

Para o Benarrós, o mercado de imóveis industriais ainda é pequeno. “Ainda está restrito a algumas empresas que são especializadas nesse segmento. Conseguem dar uma atenção técnica especial para cada empreendimento que vai ser instalado em Manaus. Para isso tem que estar adequado a necessidade do empresário com um conhecimento a mais sobre a questão industrial”, diz.
O crescimento do mercado de imóveis industriais está sujeito ao desempenho do pólo industrial. Para o diretor, a implantação de novas indústrias traz outras necessidades de atendimento nesse mercado.  “Por exemplo, muitas empresas estrangeiras implantam suas fábricas, mas não querem investir no imóvel. A alternativa para esse segmento é buscar especialistas em atendimento nessa área. “Essas empresas devem fornecer desde os projetos de engenharia, investidores para financiar a obra e a construtora para erguer o imóvel. O empresário nesse caso recebe o imóvel pronto para sua atividade específica e vai pagar por isso um aluguel, com o imóvel construído de forma adequada para aquela indústria”

Os interesses imobiliários podem crescer com a chegada de novas indústrias ao Polo Industrial de Manaus. Benarrós comenta que isso pode atrair mais empresários interessados nesse segmento.
Para Benarrós, o maior atrativo para os investidores da Zona Franca de Manaus é ainda a questão tributária. O diretor comenta que os incentivos são  importantes para as indústrias. “Comparando os atrativos para uma indústria alojada fora de Manaus com uma instalada aqui na Zona Franca, há uma diferença muito grande. Com o desenvolvimento do Polo Industrial de Manaus, cresce o mercado de imóveis industriais e novas atividades para atender esse ramo. Temos progresso no segmento de imóveis residenciais, que aumenta a renda e o fluxo de negócios com vantagens de vários programas”, diz.

“Nesses 35 anos de zona franca já foi mostrado que o nosso modelo de desenvolvimento é excelente, sustentável e que revela bons resultados para estado do Amazonas. Esse resultado não atinge só um segmento, mas a todos, social e econômico e isso atrai cada vez mais investimentos para  região amazônica, o que certamente contribui com o mercado imobiliário”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário