terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bairros de Manaus #2: Alvorada

Bom dia caros leitores do MBusca News! Hoje é dia de conhecer mais um bairro de nossa cidade: o Alvorada.

Mais uma vez devo confessar que tem algo pessoal na escolha do bairro de hoje. Morei lá desde quando nasci até os 8 anos de idade, minha vó, minhas tias, tios e primas moram lá, e quase todo fim de semana me "refugio" na casa deles, pois fica mais perto das minhas atividades de fds (shopping, compras, etc).

Boa parte das minhas memórias infantis estão relacionadas à ensolaradas tardes de domingo regados a muito churrasco e pagode* dos anos 90, com a minha família toda reunida para assistir a um Flamengo X Vasco (e o Fla vencia, para nossa alegria...). Minhas tias sempre dançando as novidades do axé music* e do boi Caprichoso (e eu dançava também, confesso). Ah e o carnaval...até hoje é uma atração à parte no Alvorada, que tem escola de samba própria. Sem falar nas festas juninas e até os showmícios que eram legais, hehe. Oh anos 90, porque você passou tão rápido, seu lindo?

* atualmente eu detesto pagode, axé music e afins.

Então, vamos agora conhecer mais deste bairro tão festivo e acolhedor.

Alvorada é um bairro da cidade brasileira de Manaus, capital do estado do Amazonas. É um dos bairros mais centralizados e bem localizados da cidade. Localiza-se na região centro-oeste de Manaus. Destaca-se por ser o bairro mais populoso de sua região e um dos mais populosos de Manaus.

Vista aérea do Alvorada

O Alvorada, localizado na região centro-oeste de Manaus, tem uma história marcada por conquistas advindas do esforço da sua própria comunidade nos primeiros anos da década de 1960.Com a tendência natural de crescimento, o bairro iniciou seu processo de expansão na direção oeste na década seguinte.
A primeira leva atingiu o total de vinte famílias que, por falta de moradia, abrigavam-se à sombra de árvores aguardando a construção "a jato" do seu barracão. As casas foram construídas de quatro ou seis estacas, alguns paus cruzados, palha e, bem ou mal, protegidos do sol e da chuva, os moradores sentiam-se protegidos. Por possuir várias casas feitas de pau e palhas, passa a ser chamado de "Cidade das Palhas".
Os moradores mais antigos do bairro contam que o nome Alvorada foi dado pelo locutor de rádio J. Aquino (conhecido popularmente como Carrapeta) quando se referindo ao bairro como um novo alvorecer. Os documentos em poder da paróquia local datam o início dos trabalhos pastorais da igreja em 19 de setembro de 1969 e, a primeira missa celebrada no dia 24 de maio de 1970, pelo padre inspetor Daniel Bissoli, data também da festa de Maria Auxiliadora, originando o nome da igreja, matriz do bairro.

Paróquia N. Sra. Auxiliadora

Mesmo com todo o desenvolvimento, a comunidade não tem muitos atrativos culturais e áreas de lazer diversificadas, apesar de possuir algumas quadras, atendendo somente a área desportiva.
O maior entretenimento tem partido da própria comunidade em época de Carnaval, onde os moradores se organizam para colocarem na passarela do samba a escola Unidos do Alvorada comandada pelo mestre Luciano. Neste período a comunidade organiza ensaios, arraial, sorteio de brindes e bingos. Toda essa iniciativa para alegrar a comunidade e destacar o bairro entre as os melhores no quesito: Samba. 

Bandeira da Unidos do Alvorada

Na época da Copa do Mundo o bairro se destaca também por ter uma das ruas mais belas e enfeitadas do Brasil. A rua 3 ficou conhecida nacionalmente por sua tradição de ter umas das mais bonitas decorações.

Rua 3 em 2010

O Alvorada possui ruas inteiras só voltadas ao comércio, que é bastante diversificado, tendo supermercados, lojas de roupa, materiais de construção, gráficas, armarinhos, farmácias, escritórios jurídicos e contábeis, entre outros.

Principal rua de comércio do bairro

No Alvorada também fica localizada a principal fábrica de bebidas na cidade, restaurantes famosos, o Sambódromo de Manaus, a Arena Amadeu Teixeira, a Arena da Amazônia em construção e também estão sendo lançados novos empreendimentos na área imobiliária, visando a proximidade da Copa do Mundo, visto que no Alvorada acontecerão os principais eventos de 2014.

Arena da Amazônia


Sambódromo de Manaus


Arena Amadeu Teixeira

Além de mim (^^) tivemos outro ilustríssimo morador no bairro do Alvorada: o campeão do UFC José Aldo.

O Alvoradense José Aldo


A propósito, hoje o MBusca News completa 1 mês no ar. Este post é um presente para uma pessoa que tem ajudado muito na divulgação do blog: a alvoradense Andreia Henrique de Freitas a.k.a Tia Andréia.


Ótima terça a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário