terça-feira, 21 de agosto de 2012

Bairros de Manaus #1: Cidade Nova


Bom dia caros amigos do MBusca News! Sentiram minha falta?

Ontem foi um dia atípico. Sem internet em casa, fui à UFAM em busca de um sinal. Chegando lá, nada. Então corri pra UEA pra tentar postar, e nada de internet lá também...resultado: não consegui postar nada pra vocês ontem. Mas hoje estou aqui firme e forte (irra!) pra brindá-los com a nova série de posts do MBNews: Bairros de Manaus.

Eu sei, parece clichê, mas o fato é que boa parte de nós não conhece muitos do bairros de nossa cidade, e por isso muitas vezes deixamos de correr atrás de imóveis, serviços, lojas etc por não saber onde tem. E para quem está procurando um bom lugar para morar ou montar um negócio, estes posts podem ser um guia valioso.

Para começar a série escolhi um bairro que possui grande importância por seu comércio movimentado, enorme população e também, um lugar com o qual eu tenho uma relação particular, afinal, morei lá por 10 anos, estudei em um colégio do bairro e vivi muitas experiências importantes na minha formação pessoal neste lugar: a Cidade Nova.



Cidade Nova é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do Amazonas, destacando-se por ser o mais populoso deles, com uma população estimada em mais de  264.449  habitantes. Localiza-se na zona norte e pertence ao distrito de mesmo nome. Seus limites são com os bairros de Parque 10 de Novembro e Flores ao sudoeste; Colônia Santo Antônio e Novo Israel ao oeste; Colônia Terra Nova ao noroeste; Nova Cidade e Monte das Oliveiras ao norte;Cidade de Deus e Novo Aleixo ao leste, e o bairro do Aleixo ao sul.
Foi um bairro bem planejado e por isso possui pouquíssimo déficit habitacional. O IPTU gerado no bairro alcança, em média, R$ 59,86.
É um dos bairros que mais cresceram na cidade nos últimos tempos e atualmente é considerado um centro gastronômico e de entretenimento da capital. Além disso o bairro é marcado pelo seu alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Pode ainda ser caracterizado por amplos espaços verdes, belos jardins, diversos condomínios, comércios e áreas de lazer, grandes empresas de informática, comunicação e agências de publicidade, além de inúmeras empresas. É um dos principais bairros da cidade, um dos maiores em área territorial e população. É também é um dos únicos bairros manauenses que possuem bairros-autônomos, ou seja, bairros e núcleos independentes, com escolas, igrejas e infra-estrutura completa. O bairro é dividido em 24 núcleos organizados de forma numeral.


A partir da década de 1970, a Cidade Nova tornou-se referência como zona de crescimento. As antigas casas isoladas deram lugar ao maior projeto de urbanização e crescimento populacional da história deManaus, pois a partir daí a Zona Norte da cidade passou a crescer significativamente, como até hoje.
A partir do final da década de 1980, o bairro transformou-se num dos maiores da capital. Logo, em 1992, atingiu uma população de 100 mil habitantes. Na década de 2000, sua população chegou a ultrapassar os 300 000 habitantes. Em 2010, o bairro foi dividido e deste, originaram-se três novos bairros em Manaus: Nova Cidade, Cidade de Deus e Novo Aleixo, todos originados a partir de sua divisão. 
Localizada na convergência entre o Centro e a Zona Norte, o bairro é um dos que mais se valorizam na cidade, crescendo rapidamente e atraindo a classe alta, vinda de bairros nobres já saturados e a classe média alta emergente, vinda de bairros mais humildes.
A vizinhança inclui, principalmente, os extensos quarteirões situados na extremidade oeste da avenida Noel Nuteles, localizado nas proximidades do bairro do Parque 10 de Novembro.
A população do bairro é de aproximadamente 264.449 habitantes, tornando-se assim o maior bairro de Manaus e da região norte brasileira. Apesar da contagem, estima-se que a população do bairro ultrapassa os 300.000 habitantes.
Foi o bairro que mais avançou no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) nos últimos anos na cidade. A Cidade Nova, ao contrário dos bairros da Zona Centro-Sul, que possuem arranha-céus residenciais, possui, principalmente, prédios baixos com grandes varandas. É considerado um dos bairros mais seguros da cidade e sua infra-estrutura foi toda planejada para uma boa qualidade de vida. Nele, localizava-se a antiga bola do 8, que seria destruída com as obras de abertura da Avenida Max Teixeira. Entretanto, parte da Cidade Nova manteve a denominação de "Bola do Produtor", em referência ao antigo logradouro, Apesar disso, curiosamente, a Bola do Produtor não faz parte do bairro da Cidade Nova, fazendo parte do bairro Jorge Teixeira , pois fica depois do conjunto Jardim Canaranas, divisa oficial dos dois bairros.


Foram incontáveis projetos de urbanização e ocupação da zona, todos completamente executados. A região sofreu várias intervenções, com o projeto "Parque Sumaúma", mantido até hoje.
Também é na Cidade Nova que se localiza o IML de Manaus, inaugurada em 1984.
Atualmente, a fim de continuar o projeto inicial de criação de um novo pólo de desenvolvimento em Manaus, pelo menos três grandes empreendimentos têm sido construídos no bairro: um novo shopping em Manaus (Shopping Jardim Primavera, projetado para a Copa de 2014), que tem data de início em 2009, um Centro de Convenções do Governo do Estado e um pólo de informações da Vivo (operadora de telecomunicações).O Governo tem feito muitos esforços no sentido de revitalizar a região,considerado hoje em dia um dos bairros de maior tráfego de veículos da capital.


A Cidade Nova divide-se em vinte e quatro núcleos e cinco subdivisões:

Cidade Nova 1
A Cidade Nova 1 é a maior subdivisão do bairro. É o bairro mais populoso de Manaus, superando os 50.000 habitantes possui grande parte do comércio e das principais escolas do bairro, além das agências bancárias, e do Terminal de Integração da Cidade Nova e Centro de Convivência da Família.

Cidade Nova 2
A Cidade Nova 2 é mais uma subdivisão do bairro Cidade Nova. Estende-se desde o limite com o bairro Parque 10 até o limite com a Zona Leste, possuindo uma população de aproximadamente 60.000 hab.. Na Cidade Nova 2 encontramos a garagem da TransManaus, a maior empresa de transportes da cidade. Fazem parte da Cidade Nova 2 os Núcleos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 10, 11, 12, 13 e 14, além de Canaranas, Colônia Cachoeira Grande, Fazendinha e Francisca Mendes.
Cidade Nova 3
A Cidade Nova 3 é a menor subdvisão do bairro em área. Estende-se também desde o limite com o bairro do Parque 10 de Novembro e Aleixo até a Zona Leste. Fazem parte da Cidade Nova 3 os Núcleos 15 e 16

Cidade Nova 5

A Cidade Nova 5 é a segunda maior subdvisão do bairro em área e a mais populosa, com população superior aos 100.000 habitantes. Possui algumas da principais escolas e o prédio do Instituto Médico Legal, além do Hospital Universitário Dona Francisca Mendes. Cerca de 40% da área da Cidade Nova 5 é mata nativa. Fazem parte da Cidade Nova 5 os Núcleos 21, 22, 23 e 24 e os bairros de Amazonino Mendes, Amadeu Botelho e Nossa Senhora de Fátima.
O bairro é repleto de bons restaurantes, bares, cafés, bancos, igrejas, lojas e feiras de arte nos finais de semana. O comércio é bastante diversificado, com lojas elegantes e caras misturadas a outras de perfil mais popular. É um dos maiores bairros comerciais de Manaus e possui uma grande diversidade em seus comércios.

 Apesar do aumento contínuo e acelerado da ocupação humana na Cidade Nova, nos últimos anos ganhou um terminal de integração de transporte coletivo, implantação de agências bancárias (Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal), supermercado (Carrefour, Hiper DB), PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão), auto peças, lojas de armarinhos, metalúrgicas, postos de gasolina, lojas de departamentos e eletrodomésticos, drogarias, academias de ginásticas e uma praça de alimentação. Está última, na entrada do Conjunto Renato Souza Pinto.


  • Instituto Médico Legal de Manaus, no Núcleo 9;
  • Hiper DB Cidade Nova;
  • Hiper Carrefour Cidade Nova;
  • Escola Estadual Marcantonio Vilaça I (Escola de tempo integral);
  • Colégio Militar da Polícia Militar - Escola Estadual Marcantonio Vilaça II (Escola de tempo integral);
  • Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima (Centro de Excelência);
  • Escola Estadual José Bernardino Lindoso (a maior escola de Manaus, situada no bairro);
  • Hospital Francisca Mendes e Maternidade Nazira Daou, no Núcleo 9;
  • Feira da Cidade Nova, no Núcleo 1;
  • Terminal de Integração da Cidade Nova (T3);
  • Policlínica Danilo Corrêa;
  • Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, no Núcleo 8;
  • Centro de Convivência ARAR, no Conjunto Amazonino Mendes;
  • Hospital Artur Virgílio Filho, no Conjunto Amazonino Mendes;
  • Parque Estadual Samaúma;
  • 6º DIP Integrado da Polícia Militar do Amazonas;
  • Batalhão da Polícia Militar do Amazonas;
  • Escola de Samba Unidos da Cidade Nova;
  • Escola de Samba Império da Cidade Nova;
  • Praça da Cidade Nova;
  • Associação Amazonas-Roraima da Igreja Adventista do Sétimo Dia;
  • Instituto de Religião de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.


Comentem o post!

2 comentários:

  1. muito boa todas as informacoes da materia, muita gente que mora ficara sabendo de coisa que nem eles sabiam! VIVIAN TO ESPERANDO PELA MATERIA SOBRE O BAIRRO ALVORADA OK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Adorei a sugestão! Terça que vem então, teremos Alvorada! Espere e verá ;-)

      Excluir